III SAPIÊNCIA - Edição 2015

26/11/2015 10:50

 

III SAPIÊNCIA - Edição 2015

 

Nos dias 25 e 26 de novembro o Instituto Estadual Mathilde Zatar, de Sapiranga, reunião mais de mil visitantes, além de alunos expositores, professores, alunos-monitores e 98 avaliadores de diferentes cidades e formações acadêmicas e profissionais.

Nestes dois dias a escola foi a sede da 3ª edição da Mostra Itinerante dos Trabalhos de Pesquisa dos Alunos de Ensino Médio das Escolas Estaduais de Sapiranga- Sapiência.

O termo Sapiência faz relação a um jogo de palavras: Sapiranga, Ciência e Saber (sapiente, de homo sapiens-sapiens) e foi idealizada no ano de 2013 por membros das escolas estaduais: Instituto Estadual Mathilde Zatar, Instituto Estadual de Educação Sapiranga, Instittuto Estadual Coronel Genuíno Sampaaio e Instituto Estadual Professora Nena - Ciep. 

 Em seu primeiro ano a Sapiência ocorreu nas dependências do Instituto Estadual de Educação Sapiranga. Em 2014, a sede foi o Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio e neste a ano, no Mathilde Zatar, contando com 70 trabalhos inscritos de pesquisas feitas em diversas áreas do conhecimento.

O objetivo da mostra é incentivar a busca de saberes, despertar no educando o gosto pela pesquisa científica. Foi um momento único de partilha, troca de informações e incentivo ao protagonismo juvenil através da busca de alternativas para a construção de um mundo melhor.

A mostra é afiliada de Mostratec que ocorre em Novo Hamburgo e tem abrangência mundial e da Febrace, de São Paulo com abrangência nacional.

São premiados na mostra os três primeiros lugares de cada área (Natureza, Humanas, Educação, Linguagens, Tecnologia da Informação, Matemática e Saúde) e os três primeiros lugares na classificação geral que tem duas vagas para a Mostratec (1º e 2º) e Febrace (3º).

Classificação Geral:

1º Lugar: Política: quando o jovem entra em cena. Diéssi Engelmann - I.E.Mathilde Zatar (Mostratec)

2º Lugar: Do Alfa ao Ômega: uma revisão literária das hipóteses do surgimento do universo - Nathalia Rasquinha Leal e Roberta Colbec - I.E. Mathilde Zatar (Mostratec)

3º Lugar: Perspectivas para formação profissional depois do Ensino Médio: Luan Alves Mayer e Bruna Pires - I.E. Mathilde Zatar

 Foto: Equipe de professores avaliadores

 A mostra é uma parceria entre as quatro escolas envolvidas e envolve todos os alunos, gerando um clima de confraternização e aprendizagem, mostrando que é possível, sim, construir um mundo mais justo, mais sustentável a partir de reflexões e estudos sobre a realidade local e  global.

 

 

Colaboradora: Liriane Pizzani Moura -  Supervisora Pedagógica do Instituto Estadual Mathilde Zatar