Inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos técnicos gratuítos começam nesta quarta

03/06/2015 14:32

Inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos técnicos gratuítos começam nesta quarta

 

Começam nesta quarta-feira (03) as inscrições para as mais de 9 mil vagas em cursos técnicos gratuitos ofertados pela Secretaria da Educação. O ingresso ocorre no segundo semestre deste ano. As modalidades são técnico subsequente (quando o estudante já concluiu o ensino médio), cursos técnicos concomitantes (quando ensino médio e ensino técnico são realizados paralelamente) e aproveitamento de estudos do curso normal (nos casos em que o aluno já cursou disciplinas de ensino médio e fará as cadeiras do magistério necessárias para obter habilitação).

Os interessados deverão fazer as inscrições através do site www.educacao.rs.gov.br até o dia 10 de junho. No mesmo endereço, também estão disponíveis os nomes das escolas em que os cursos serão ofertados. Dentre as instituições, pelo menos nove oferecem oportunidades na área agropecuária – embora grande parte dos cursos tenha ingresso apenas no início do ano -, que tem recebido atenção especial da Superintendência da Educação Profissional (Suepro). A principal diretriz dos cursos é o incentivo ao empreendedorismo entre os alunos do campo.

“É o setor primário que faz o Rio Grande crescer. Ao formar técnicos agropecuários de qualidade, vamos contribuir para que o campo continue pujante”, afirma o secretário da Educação, Vieira da Cunha, que pretende ampliar o número de vagas e melhorar as condições das escolas técnicas gaúchas.

As vagas serão destinadas de acordo com o resultado das provas, que ocorrerão em 4 de julho, ou definidas em sorteio, marcado para 26 de junho. Os resultados poderão ser consultados a partir do dia 17 de julho, também no site da secretaria.

O formulário que será disponibilizado aos estudantes na internet possui quatro etapas. Na primeira tela, serão preenchidos dados de identificação, como nome do candidato e o município para o qual está se inscrevendo. A segunda tela pedirá a escola de preferência do estudante e a modalidade desejada. A terceira tela é de confirmação, onde o estudante validará as informações prestadas. Caso tudo esteja correto, basta confirmar. A quarta tela disponibilizará o recibo com o número de inscrição do candidato para impressão.

A primeira fase das matrículas também será feita pela internet. Posteriormente, os documentos necessários deverão ser apresentados na escola.

Veja a lista de escolas que ofertarão vagas para ingresso no segundo semestre, na 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

                        

2ª CRE - Região de São Leopoldo
- Escola Técnica 31 de janeiro                                      
- Unidade de Ensino de Capela de Santana                                  
- Escola Affonso Wolf                                      
- Centro de Referência em Educação Profissional São João Batista      
- Colégio 25 de julho                                        
- Escola Técnica Estadual de Portão                                          
- Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt                        
- Instituto de Educação Paulo Freire                                      
- Instituto de Educação de Sapiranga                                      
- Centro de Referência em Educação Profissional Monteiro Lobato 
                   

           

                 

                           

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

 

Fonte: www.educacao.rs.gov.br

link da notícia completa