Despedida da Coordenadora da 2ª CRE Maria Luiza Sedrez e posse de Rosana Rodrigues Santos

25/01/2013 00:00

 

Na tarde da última quarta-feira (20) a professora Rosana Rodrigues Santos assumiu a coordenação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de São Leopoldo. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Colégio Sinodal, e contou com a presença do secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, das equipes diretivas das escolas estaduais, professores, representantes de diversas entidades ligadas à educação e imprensa, além de autoridades locais e da deputada estadual Ana Afonso. Na mesma cerimônia a coordenadora Maria Luiza da Cunha Sedrez se despediu da função exercida no biênio 2011 e 2012. A professora de História Rosana Rodrigues assume o desafio de coordenar 171 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 38 municípios do Vale do Rio dos Sinos, Caí, Paranhana e Taquari.

O secretário Azevedo traçou uma panorâmica das principais ações do governo estadual dentro dos quatro eixos prioritários da Seduc: reestruturação curricular; valorização do magistério; reestruturação e modernização dos espaços físicos das escolas e democratização da gestão educacional.

Ele destacou a função da escola no século XXI e frisou a importância de banir práticas excludentes, como é o caso dos altos índices de reprovação. “Precisamos nos inquietar com a reprovação, pois ela não é só um fracasso do aluno, mas de todo o sistema educacional e os prejuízos dela se estendem para toda a sociedade.” O secretário alerta que, além de investimentos, é preciso também promover uma profunda mudança nas concepções e nas práticas educacionais, o que, segundo ele, exige tempo e desacomodação.

A nova coordenadora prometeu dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela antecessora, ressaltando os avanços alcançados através de políticas afirmativas da Secretaria de Educação do Estado, alinhadas com o projeto educacional federal. “Nunca na história do Brasil se investiu tanto em Educação como agora, seja na Educação Infantil, na Educação Básica, no Ensino Superior ou na Pós-Graduação”, destacou Rosana Rodrigues.

A coordenadora Maria Luiza Sedrez, que se despede para assumir uma função na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, fez um balanço de sua gestão à frente da 2ª CRE e, homenageada por colegas e amigos, destacou a importância das parcerias que teve no período, lembrando que “não há trabalho solitário na educação ”.


* Quer ver mais fotos entre em galeria de fotos