Professores de Educação Física participam de encontro de formação

19/08/2013 14:56

 

Nesta segunda-feira (19), 180 professores das escolas da 2ª região escolar participaram do 4º Encontro de Professores de Educação Física, na Unisinos. A formação foi organizada pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS).

Três oficinas (Dança na Escola: possibilidades e desafios; Recreação para jovens e adultos; Hoquei na escola) e três seminários temáticos (Educação Física no Ensino Médio; Educação Física e Saúde Escolar; A Sistematização de Conhecimentos da Educação Física Escolar) aconteceram concomitantemente, e cada participante teve a oportunidade de se inscrever na atividade de seu interesse. De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Unisinos, Ednaldo Pereira Filho, a formação procura oportunizar a vivência e a reflexão técnico-pedagógica de diferentes culturas corporais.

Para o professor Francisco Carlos Lemos de Menezes, coordenador da Educação Física da 2ª CRE, a formação foi muito positiva. “Percebemos o envolvimento dos professores, todos ficaram até o final e interagiram bastante”. Francisco destaca também a importância dessas formações para a construção de uma identidade do grupo de professores da área. Nesse sentido, Ednaldo anunciou, ainda para este mês, a criação de um portal dos professores de Educação Física, para possibilitar a troca de experiências e de práticas pedagógicas. Além dessa iniciativa já foi firmada a parceria para a realização do 5º Encontro de Professores.

Para a coordenadora da 2ª CRE, Rosana Santos, a parceria entre CRE e Universidades é fundamental para dinamizar e qualificar as formações. “O debate que contempla a perspectiva da academia e da escola consegue avançar mais na construção de conhecimentos novos, capazes de fazer frente às demandas curriculares da contemporaneidade”, analisa.