Pronatec: CRE e parceiros promovem aula inaugural em Novo Hamburgo

12/07/2013 09:14

 

          Na última sexta-feira (12), aconteceu a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Colégio Pio XII, em Novo Hamburgo. Além de Novo Hamburgo, mais nove municípios da região são beneficiados com o Programa: Campo Bom, Estância Velha, Montenegro, São Leopoldo, Igrejinha, Portão, Nova Hartz, Parobé e Três Coroas.
Em sua fala, a representante da 2ªCoordenadoria Regional de Educação (CRE), Euli Marlene Necca Steffen, contextualizou o Programa, explicando a sua relação com a nova política de educação para o Ensino Médio. Entre os objetivos é possível ressaltar a qualificação dos alunos para o mundo do trabalho e o prolongamento de sua permanência na escola. Necca também explicou a parceria do Governo Federal com o sistema S e os Institutos Federais para desenvolver o Programa, que se compõe de várias ações, como, por exemplo, as bolsas para os cursos técnicos de nível médio, formação inicial e continuada para a população em geral, cursos a distância, cursos técnicos para trabalhadores, em parceria com as empresas e a expansão das redes federal e estadual de escolas profissionalizantes.
No primeiro semestre foram ofertadas 725 vagas para o Ensino Técnico e 1.145 vagas de cursos de idiomas. A previsão de vagas para o segundo semestre é de cerca de mil vagas nas duas modalidades.