Reunião em Brasília avalia propostas do MEC ao Ensino Médio

12/09/2013 08:23

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza nesta quinta-feira (12), em Brasília, a II Reunião Técnica do Fórum do Ensino Médio. O encontro vai reunir responsáveis pelo Ensino Médio nas Secretarias Estaduais de Educação brasileiras para discutir a reformulação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Médio em âmbito nacional. Esta proposta foi apresentada pelo ministro Aloizio Mercadante em agosto, durante reunião da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio na Câmara dos Deputados.

A proposta constitui o Compromisso Nacional pelo Ensino Médio e inclui, entre outras medidas, ações para suprir falta de professores, para formação docente, ampliação de programas como o Pibid, ampliação da oferta de Escola de Tempo Integral, implantação de laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática, ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), redesenho curricular, programa de adequação idade/ano para jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental, aperfeiçoamento do livro didático, distribuição de tablets e outras tecnologias a professores, ampliação de laboratórios de informática, criação de bolsas de iniciação científica para alunos.

ProEMI e redesenho curricular

De acordo com a apresentação do ministro da Educação, a proposta nacional vem ao encontro da reforma do Ensino Médio em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Em relação à ampliação da carga horária mínima, o MEC segue o realizado no RS, propondo ampliar de 2.400 para 3.000 horas o Ensino Médio. Sobre o currículo, também há convergência entre as propostas, com a organização a partir das áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

A reunião será realizada na sede do Consed em Brasília - SDS- Ed. Boulevard Center sala 501, das 9h às 17h. Representa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Fórum do Conselho a coordenadora de Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional, Maria de Guadalupe Menezes de Lima.