Seduc encerra a 7ª Fecitep e anuncia a entrega de tablets para professores da Educação Profissional

18/10/2013 13:47

Seduc encerra a 7ª Fecitep e anuncia a entrega de tablets para professores da Educação Profissional

Foto da Notícia
 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (17) a cerimônia de premiação e encerramento da 7ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional e Ensino Médio Politécnico (Fecitep) que ocorreu de terça a quinta-feira na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. Foram anunciados os vencedores de cada um dos 13 eixos (confira os eixos e a listagem dos vencedores no link abaixo) e os dez primeiros colocados na classificação geral que garantiram uma vaga na MOSTRATEC 2013. A Mostra Internacional acontecerá de 20 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo. Durante a Fecitep foram expostos 79 trabalhos da rede estadual e de instituições parceiras (Senac, Senai e Institutos Federais), envolvendo 194 estudantes e 79 professores orientadores. Destes, 150 estudantes e 49 professores são da rede estadual.

Na ocasião, alunos da rede estadual (lista dos homenageados abaixo) que já participaram de edições anteriores da Fecitep e representaram o Rio Grande do Sul em Feiras Nacionais e Internacionais foram homenageados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O secretário da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, disse que o governo do Estado tem a prioridade na Educação e incentiva a pesquisa para que o Rio Grande do Sul seja destaque internacional. Além disso, ressaltou que no momento atual é inconcebível o ensino sem pesquisa. “Os nossos jovens estão reinventando a escola. E um novo patamar da ciência e da tecnologia está em curso. Fico emocionado ao ver nossos alunos sendo sujeitos na produção de novos conhecimentos”, destacou. Azevedo também anunciou a entrega de seis mil tablets para todos os professores efetivos da rede estadual que atuam nos cursos técnicos profissionais, como já ocorreu com os professores do Ensino Médio Politécnico.

O estudante Gabriel da Conceição, aluno da Escola Técnica Celeste Gobatto de Palmeira das Missões, falou em nome de todos aos homenageados. Ele agradeceu ao corpo docente da escola e ao governo do Estado por oportunizar vivências únicas em outros estados e países. Gabriel participou de Feiras no estado de São Paulo, em Lima (Peru) e em Londres (Inglaterra). “É uma experiência única, difícil expressar em palavras, mas conhecer pessoas e culturas diferentes foi maravilhoso. É uma experiência única que vou levar para a vida inteira”, relatou.

Também presentes na cerimônia de encerramento a vereadora Sofia Cavedon, o diretor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano, a representante do Senac/RS, Nara dos Anjos, representante do Senai, Carlos Trein, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Gilmar Valadares.

Vencedores por Eixos

Classificados pata MOSTRATEC 2013

Alunos homenageados

Professores homenageados