Seduc lança o 23º volume do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias

04/11/2015 13:54

 

Seduc lança o 23º volume do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias

Foto:Evandro Oliveira/Seduc RS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou nesta quarta-feira (4) o 23º volume do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. A obra reúne textos de 84 alunos, com idades entre 05 e 17 anos, todos matriculados em escolas da rede pública estadual.  

Cerca de 4,3 mil trabalhos foram enviados pelas escolas e selecionados por uma comissão julgadora formada por professores e pedagogos da Seduc. Foram abordados nesta edição temas como rádio na escola, educomunicação, escola em tempo integral e bullying.

De acordo com a Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Maria do Carmo Mizetti, o programa estimula a autoexpressão do estudante, valoriza sua produção gráfica e textual e incentiva o hábito da leitura.

O escritor e poeta Dilan Camargo, patrono da 61ª Feira do Livro da Capital, participou do lançamento e deixou uma mensagem de estímulo aos jovens autores e, acima de tudo, aos professores.

“Eu sonho com um dia em que todas as crianças das escolas públicas possam ler todos os dias. Não há outro caminho. Enquanto tiver uma professora em cada escola que acredita no livro, nós estamos salvos”, disse o patrono.

O secretário de Educação, Vieira da Cunha, lembrou que a primeira edição do livro foi realizada em 1992. De lá para cá, diversos governos se sucederam, sempre com índices satisfatórios de adesão ao programa.

“Não são todos os projetos que atravessam tantos períodos de governo e permanecem tendo toda essa adesão e essa participação. Projetos como esse são importantes para que a gente possa estimular esse saudável hábito da leitura. Aqueles que leem vão escrever melhor, se comunicar melhor e, como consequência, terão melhor desempenho na escola”, disse Vieira, para uma plateia formada por pais e professores dos estudantes, que vieram de todas as regiões do Estado.

Os deputados estaduais Edson Brum, que preside a Assembleia Legislativa, e Gilmar Sossela, os secretários adjuntos de Educação, Luís Alcoba de Freitas, e de Justiça e Direitos Humanos, Maria Elizabeth Rosa Pereira, e a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlóis, também prestigiaram o evento.

Tarde de autógrafos

À tarde, entre 14h e 17h, os 84 estudantes assinarão as obras na Praça de Autógrafos da Feira do livro de Porto Alegre. Até o final da feira, os exemplares do livro também serão distribuídos no estande da Secretaria da Educação, que fica na área Infantil e Juvenil.

 

Fonte: site da Seduc