Vieira e Sartori acompanham abertura do período de matrículas da rede estadual de ensino

05/01/2015 11:47

 

 

 

O governador José Ivo Sartori e o secretário da Educação, Vieira da Cunha, estiveram na manhã desta segunda-feira (05) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, acompanhando a abertura do período de matrículas da rede estadual de ensino. Sartori e Vieira foram recebidos pela diretora da escola, Kátia Elisabeth Schirmer, e pela supervisora Dóris Terezinha César Alves.

"Sabemos que a educação tem um papel muito importante na vida das famílias, dos professores, dos alunos e da comunidade”, afirmou o governador, ressaltando que é uma aspiração do Governo “construir uma realidade na qual a comunidade se apodere das escolas e colabore com os professores, com a direção e com os pais”.


Segundo o secretário Vieira da Cunha, a expectativa é de que o período de matrículas transcorra dentro da normalidade e que a rede consiga atender a todas as demandas. “Faremos tudo para que a rede esteja em condições de bem atender a comunidade escolar. A educação é uma área essencial e os investimentos (nessa área) não vão parar”, garantiu.

Localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, a Escola Alvarenga Peixoto conta com cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Escola Estadual Paula Soares e Instituto de Educação


À tarde, os dois voltaram a visitar outro colégio, desta vez, a Escola Estadual Paula Soares, no Centro Histórico de Porto Alegre. Eles foram recebidos pelo diretor, Luiz dos Santos Diefenthaler, e demais membros da comunidade escolar, que já recepcionavam pais e estudantes para encaminhamento de matrícula.


Diante da localização e acesso – no Centro da Capital – a procura por vagas para os ensinos Fundamental e Médio já era crescente. Na conversa com a diretoria, o governador avaliou a questão estrutural da rede de ensino, que tem os recursos provenientes para reformas centralizados para uma mesma finalidade. "Cada escola tem sua particularidade, então é preciso dar agilidade, desde os processos mais simples até a criação de convênios, para atender a comunidade escolar", apontou.


Após a ida à Escola Paula Soares, eles seguiram para o Instituto de Educação General Flores da Cunha, no bairro Bom Fim, uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino da Capital e do Estado, com mais de 2 mil alunos. Na visita, acompanharam de perto a preparação para as obras de restauro do prédio, que devem se iniciar neste ano.


Serviço


As matrículas na rede estadual de ensino seguem até 13 de janeiro, na escola para a qual o candidato foi designado durante o prazo de inscrições, em outubro passado. Neste mesmo período – de 5 a 13 de janeiro de 2015 –, devem ser solicitadas as transferências no Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano ou 1º, 2º e 3º ciclo, pelo site da Secretaria da Educação. Os candidatos designados farão matrícula entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2015.


Pedidos de transferência do 2º e 3º anos do Ensino Médio, do Curso Normal (Magistério) e da Educação Profissional devem ser feitos diretamente na escola desejada, também entre esta segunda-feira (05) e 13 de janeiro. No mesmo período, devem ser efetuados os pedidos de ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos, ambos diretamente na escola de interesse dos pais ou do candidato.

O calendário de matrículas na rede estadual para 2015 está em andamento desde o início de outubro. A rematrícula dos estudantes já inscritos nas escolas estaduais ocorreu em outubro, assim como a inscrição para ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) e cursos técnicos subsequentes, cujas matrículas estão sendo feitas agora.

 

 

Fonte: site da SEDUC - RS